Cachoeira do Zé Cornicha

A cachoeira do Zé Cornicha está localizada em um afluente do Rio Preto, próximo à entrada do Boqueirão ou Canyon do Rio Preto. Também está inserida nas Unidades de Conservação (UC) do Parque Estadual da Serra do Intendente.

Formada a partir de grandes paredões rochosos, de aproximadamente 90m de altura, constitui-se de uma queda principal, com cerca de 60m, e com volume de água pequeno. O poço formado pela queda d’água possui aproximadamente 30m2 e profundidade de 1,5 a 2m. A água é bastante fria, com tonalidade marrom claro, chegando a ser transparente. Por estar próxima a todo um conjunto de atrativos, é também uma das mais visitadas da região. De frente ao poço, existem grandes lajes (lapas), entremeadas por pequenos arbustos. A vegetação do entorno é rica e variada, com destaque para as bromélias gigantes e sempre-vivas.

 

Como chegar: O acesso pode ser feito partindo do povoado de Tabuleiro, seguindo a estrada em direção ao Poço Pari. Quando chegar à bifurcação que leva ao poço, prosseguir pela estrada de rodagem, à direita. Passar por duas cancelas (ou porteiras), pelo cemitério e um riacho. Assim que passar por este riacho, mantenha-se ainda pela esquerda, até atravessar o Rio Preto. Seguir por uma trilha na margem esquerda (rio acima) até chegar ao riacho onde está localizada a cachoeira. A caminhada é de aproximadamente 1 hora.

 

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *