ANGLO AMERICAN CONSEGUE O STEP 3, MAS E OS ATINGIDOS?


Licença para Step 3 sai, mas comunidades atingidas ainda continuam sofrendo com o descaso da mineradora e do Estado

No dia 26 do corrente mês, a empresa Anglo American conseguiu a licença para iniciar as obras de expansão da mina, ampliando a extração de minério nas cidades de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas.

Agora, a empresa pretende amplificar a extração de minério, dos atuais 16 milhões de toneladas por ano para 26,5 milhões. No auge das obras, que tem duração esperada de quatro anos, estima-se a geração de cerca de 800 postos de trabalho. A empresa promete que o projeto trará, em torno de R$ 1 bilhão em investimentos.

Mas e as condicionantes, que até o momento não foram cumpridas? E as comunidades do entorno do empreendimento minerário, como ficam?


Mesa de conselheiros

Durante a reunião do dia 26, pôde-se perceber os argumentos lógicos e consistentes, trazidos pela conselheira do COPAM Maria Teresa, representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (FONASC), que visou defender os atingidos pelo projeto Minas-Rio.

A conselheira apresentou argumentos coerentes, bem embasados, expondo a situação atual dos atingidos, mas o presidente da mesa, juntamente com seus assessores “técnicos” rebateram com argumentos inconsistentes, muitas vezes conflitantes. Chegou-se ao ponto da conselheira afirmar que havia diversos fatos novos, após as reuniões entre o Ministério Público, empresa e Estado e mesmo assim, teve seu pedido negado pelo assessor, que apresentou justificativas evasivas.

A conselheira perguntou aos representantes do Ministério Público, quais seriam as irregularidades, constatadas no processo, e que não haviam sido resolvidas por meio de condicionantes, estando relacionadas a aspectos de viabilidade ambiental. A representante do Ministério Público afirmou que eram várias e, portanto, impossível de transmiti-las naquele momento.


Discurso conselheira Maria Teresa

Mas se são várias as irregularidades, porque então a parceria entre Estado e empresa? Porque não são sanadas as irregularidades, antes de serem concedidas licenças?

O representante do programa Polos de Cidadania, Sr. Lucas Furiati foi direto ao ponto: Porque estão querendo criar assessorias técnicas? Por que o Estado não impõe um reassentamento justo e digno?


Discurso Sra. Darcília, atingida pelo projeto Minas-Rio

“Não somos contra a mineração, só queremos ser reconhecidos como atingidos e sermos reassentados”.  Foi o que disseram todos os atingidos, em discursos comoventes, direcionados àqueles que estão com a caneta na mão. Ressalto que muitos dos atingidos não compareceram à reunião, com medo de serem retaliados pelos próprios conceicionenses.


À Anglo American: Porque não reassentam essas pessoas e encerram a guerra? Seria tolice fazer o certo? A quem interessa a criação de assessorias técnicas?


Promotores Luís Gustavo, Marcelo Mata e Andressa Lanchotti

Quero cumprimentar a todos aqueles que lutam, dia a dia, por uma sociedade mais justa e igualitária, em especial a Sra. Maria Teresa, que foi uma guerreira solitária! Parabéns pelos sábios pronunciamentos e que consigamos, um dia, fazer jus ao seu empenho incansável.

2 pensamentos sobre “ANGLO AMERICAN CONSEGUE O STEP 3, MAS E OS ATINGIDOS?

  1. A Anglo prometeu só 800 vagas pra cmd não vai adiantar nada pq cmd tem no mínimo 3000 desempregado e a maioria das vagas são pra forasteiros de outros estados e cidades uso é uma baita de uma sacanagem e falta de respeito aos nossos trabalhadores de cmd

  2. Eta rainha gananciosa!!! Quer nosso ferro, ouro ,pedras preciosa e o mais precioso de tudo: Nossas águas!Gente? somente as do mundo dela, o resto uma massa ignorante!! não é mesmo?#FORAANGLOGOLD!!!
    Desde o império português até a era temerosa,a Anglo Gold leva nossas riquezas e com muito beija-mão, e o povo do lugar sendo expulsos, maltratados e simplesmente ignorados!!! Democracia brasileira de m…a!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *