APÓS LIBERAÇÃO DO “STEP 3” CIDADÃOS CONCEICIONENSES EXIGEM EMPREGO DA ANGLO AMERICAN

População exige empregos da Anglo American, após liberação do Step 3

Após muitos sinais de insatisfação em relação ao trato que a empresa Barbosa Mello estava tendo com a população conceicionense, no dia 12 do corrente mês, houve manifestação dos próprios cidadãos, no intuito de reivindicar empregos das empresas.

Os manifestantes fecharam a rodovia MG-010 na altura da Pousada do Lago, às 04:00h e desde então, não passaram veículos de terceirizadas e da própria Anglo American sentido a mina. Os veículos civis podiam passar livremente pelos manifestantes, contudo, dado certo momento, os ônibus e vans das empresas UNIMAR e UNIVALE congestionaram a rodovia, ficando difícil a passagem até mesmo dos veículos civis.

A manifestação foi uma aula de democracia, sendo por todo o momento pacífica. Todos os líderes e manifestantes presentes eram pessoas humildes, simplórias, que anteriormente haviam apoiado a liberação da expansão da mina, mas agora, desempregados, exigiam trabalho digno, para o sustento de suas famílias. Alguns líderes afirmaram a Policiais Militares e representantes da empresa que não queriam ter que roubar para alimentar-se, já que a empresa não estava empregando a própria população de Conceição do Mato Dentro.

Lembro que durante a manifestação, os líderes do movimento explicavam para os colaboradores da empresa e todos os civis que passavam sobre o motivo pelo qual estavam realizando o ato e praticamente todos os envolvidos concordaram com a causa dos manifestantes, que, através do Ten. RAUL, foi muito importante para o desfecho positivo da manifestação. Por diversos momentos, o oficial PM conversou amigavelmente com os manifestantes, gerando sentimento recíproco de satisfação entre todos os atores envolvidos. Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos à atuação da Polícia Militar na manifestação, afinal de contas, quando tem que criticar a gente critica, quando é para elogiar a gente elogia.

Ocorreu então o diálogo entre representantes da empresa Anglo American e manifestantes, sendo proposta reunião posterior para discutir o cadastramento de todos os envolvidos, acontecendo à liberação da via pelos manifestantes. Cabe destacar que, durante toda a manifestação não houve registros de agressão, tumulto, baderna, sendo totalmente pacífica. Seguem abaixo fotos representativas que elucidam uma manifestação democrática e pacífica:

Após ter cumprido o objetivo, os manifestantes rumaram a pé para a prefeitura municipal de Conceição do Mato Dentro, visando solicitar esclarecimentos e cobrar apoio frente às situações expostas. Após longo tempo de espera, fomos recebidos pela Sra. Ivete Otoni, vice-prefeita municipal, onde afirmou que haverá maior efetividade na fiscalização da contratação de empresas responsáveis, quanto à prioridade na mão de obra local.

As 13:30h houve reunião na sede da empresa Anglo American, envolvendo colaboradores da própria empresa, da Barbosa Mello, manifestantes desempregados e o acompanhamento do poder executivo municipal, através da Sra. Ivete Otoni. A reunião foi produtiva, sendo explicado todo o contexto que culminou na manifestação. Os representantes da Anglo American afirmaram que farão de tudo para empregar os cidadãos, mas que não garantia a empregabilidade de todos envolvidos. Os manifestantes deixaram claro que se a empresa não cumprir com a palavra, eles irão bloquearão novamente a estrada. Ao término da reunião foi realizado o cadastramento de todos os manifestantes.

Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos a todos os envolvidos, em especial aos senhores (as) Jonas Campos, Alessandro, Leonardo, Rejane, Daiane, Nayara e Laudicéia, que juntos, puderam cumprir todos os objetivos possíveis frente a diversas situações complicadas.

Quero deixar também meu repúdio à ausência do poder público na manifestação.

Aos Sres. Vereadores, os senhores são representantes do povo, não o contrário!

Um pensamento sobre “APÓS LIBERAÇÃO DO “STEP 3” CIDADÃOS CONCEICIONENSES EXIGEM EMPREGO DA ANGLO AMERICAN

  1. Parabéns a todos os envolvidos nesse movimento nossa cidade precisa buscar seus direitos sim,promessa e dívida e a anglo american depois da liberação do step 3 não deve se esquecer disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *