Conceição do Mato Dentro, uma beleza incrustada em Minas Gerais

Minas Gerais geralmente é associada a coisas boas: boa culinária, pessoas acolhedoras e destinos turísticos imperdíveis. Você pode fazer descobertas surpreendentes sobre a cultura e a história das cidadezinhas e do seu povo e o mais legal é que não importa em que época do ano você vai visitar as gerais, você sempre terá uma ótima experiência.

Na percepção de Guimarães Rosa, Minas são muitas e por isso, pode ser muito difícil você escolher qual destino conhecer primeiro. Pra te dar uma forcinha com isso, nossa sugestão é começar por Conceição do Mato Dentro! Quer saber porque? Então, vem!

A natureza exuberante

Considerada a “Capital Mineira do Ecoturismo”, Conceição do Mato Dentro está situada a 167 km da capital Belo Horizonte e está localizada também na vertente oriental da Serra do Cipó e Cordilheira do Espinhaço. Esta localização privilegiada tem como resultado uma natureza rica em diversidade e beleza.

O município tem um patrimônio natural singular com um ecossistema raro reconhecido pela Unesco como reserva da Biosfera. Um dos atrativos naturais mais visitados é a Cachoeira do Tabuleiro, considerada a queda d’água mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta do Brasil.

A riqueza do Patrimônio Arquitetônico

Assim como em todas as cidades que fazem parte do Circuito Estrada Real, Conceição do Mato Dentro conserva inúmeros casarões, igrejas e capelas da época do ciclo do ouro. Se você é fã do turismo histórico cultural vai enlouquecer com as calçadas originais do século 17, chafarizes e as igrejas com estilos barroco e rococó. A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um dos exemplos de riqueza e é uma verdadeira obra de arte.

As manifestações tradicionais

Conceição ainda é muito ligada a religiosidade e as festas tradicionais ainda tem muito do folclore local. Com influências da cultura portuguesa, africana e indígena, as festas e tradições são um espetáculo à parte para quem deseja conhecer a fundo as paixões e tradições que movem o povo de Conceição do Mato Dentro.

A deliciosa culinária local

A culinária mineira é uma das melhores do Brasil e dispensa comentários. Cada canto do estado tem uma comida típica diferenciada e com um gostinho único. Pão de queijo, goiabada, doce de leite, feijão tropeiro, arroz com pequi, frango com quiabo, bambá de couve… ufa! Poderíamos ficar aqui listando todas as delícias do estado. Em Conceição a fama é toda do queijo artesanal produzido nas fazendas e distribuído pela Cooperativa Agropecuária dos Produtores Rurais do Médio Espinhaço.

Fonte

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *