Parlamento Jovem em Conceição do Mato Dentro

Recentemente, houve debate na Câmara Municipal em Conceição do Mato Dentro, coordenado pelo presidente da Câmara, Sr. João Marcos Otoni Seabra, o lançamento do Projeto Parlamento Jovem. O projeto visa a formação política dos estudantes conceicionenses, proporcionando ao jovem uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação do poder legislativo.

O debate foi muito proveitoso em relação ao conhecimento didático da atual situação política brasileira, obtendo um desfecho significativo para o aprendizado dos alunos presentes. O debate contou com a presença do promotor de justiça, Dr. Marcelo Mata Machado, do juiz de direito Paulo Rezende, professores e doutores acadêmicos, e fez com que os alunos questionassem tópicos políticos recentes e debatessem perguntas polêmicas, como a candidatura do Deputado Jair Bolsonaro para presidência do Brasil, as reformas da Previdência e Educação que tramitam no Congresso, ocupação nas escolas, projeto de Lei “Escola sem Partido”, etc.

Todas as perguntas foram respondidas de forma a aprimorar o senso analítico dos alunos, ajudando-os quanto à busca pelo interesse político e consequentemente, ao desenvolvimento crítico das batalhas que serão travadas num futuro próximo por nossos jovens.

Foi tratado também, pelo Prof. Dr. André Luiz, o Programa Polos de Cidadania, que já executa um trabalho socioeconômico na região. O professor declarou que os alunos do ensino médio local devem pensar “além do muro das escolas”, assim como nasceu o projeto Polos.

Ao longo do debate, notei um sentimento de revolta tanto dos palestrantes quanto dos alunos, em relação às reformas pretendidas pelo atual governo, já que estão sendo tramitadas na ausência de consultas ao povo, caracterizando um parlamentarismo infundado e baseado no medo.

Perguntas que não se calam:

01- Por que o atual governo tem medo de solicitar plebiscitos nas questões envolvidas?

02- O governo quer cortar na “carne”? Por que não cortam os benefícios absurdos dos 3 poderes?

Diante das questões envolvidas, nada mais justo que o debate democrático com nossos jovens, pois sem dúvida alguma, quem pagará o pato pela incompetência e corrupção dos nossos representantes, serão eles.

Fonte: Facebook da Prefeitura de Conceição do Mato Dentro

Parabéns aos organizadores do evento e à Câmara Municipal de Conceição do Mato Dentro, que proporcionaram este maravilhoso encontro. Que aconteçam mais vezes em todo o Brasil!

 

Abraço cordial, Davi Resende.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *